Existe uma grande polémica em relação à soja e aos níveis de testosterona nos homens, acreditando-se que as isoflavonas presentes poderão de alguma forma inibir a produção endógena. Alguns estudos em modelos animais e humanos apontam nesse sentido, embora o grau de certeza seja reduzido [link]. Uma das teorias para o efeito hipertrófico do exercício assenta numa base hormonal. O treino de resistência muscular parece estimular hormonas anabólicas, como a hormona do crescimento e testosterona por exemplo, um efeito contrariado pelo cortisol que também faz parte da resposta hormonal normal ao treino. A hipertrofia é resultado de um balanço favorável entre anabolismo e catabolismo, e várias estratégias nutricionais são implementadas no sentido de potenciar a componente anabólica, mas principalmente atenuar o catabolismo induzido pelo cortisol. A proteína de soro de leite (whey) é um suplemento funcional que atua precisamente com esse objectivo. No entanto, o seu efeito a nível das hormonas esteróides está ainda mal caracterizado, uma lacuna que um novo estudo agora publicado tenta preencher. Qual o efeito comparativo da whey à soja nas hormonas esteróides em resposta ao exercício?








6 comentários a “Whey vs soja nos níveis de testosterona e cortisol em resposta ao treino”
Parabéns pelo post Sérgio. Indo na mesma linha, o leite de soja também inibir a elevação ou produção endógena da testosterona?
Abraços
Tudo indica que sim
Abraço
E se um individuo tiver cancro na próstata ?
Nesse caso nem uma nem outra na minha opinião.
http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/32274/geral/vegetarianos-tem-vida-sexual-mais-satisfatoria-do-que-pessoas-que-comem-carne
Afinal em que é que ficamos? tanta informação e tanta desinformação que é dificil tomar decisões acertadas hoje em dia 🙂
Tendo em conta que segundo esse estudo da relação da soja com os niveis de testosterona, segundo diz o grau de certeza é reduzido, daqueles estudos que tem mais buracos que um queijo suiço.
Num dos artigos sobre soja também disse que quase toda a soja era produzida de forma trangénica, não é bem assim, alguma cultivada de modo biológico, sugiro para quem consome soja que consumo com certificação biológica.